My music...

https://youtu.be/IhAFEo8DO2o

segunda-feira, janeiro 04, 2016

MIRADOUROS INCONFORMADOS


MIRADOUROS INCONFORMADOS
- José Luís Outono -
A exaustão de momentos em rasgos da vida, causa sempre uma estranheza nas restantes atitudes, que ponderamos.
Novos anos, novos votos. O costume de um caminho grisalho ainda resistente. Mas, a realidade dos anseios, ou das esperanças, ou até das leituras envolventes, permanece num marasmo de interrogações, ou factos sem volta a dar, como dizia um treinador de futebol, quando explicou que "tar" à frente é melhor que "tar" atrás.
Lentidões, que suplantam a velocidade do parado. Culpados, sem culpa, maus tratos, que são apenas quedas naturais de esquecimentos temporários, arrastamentos incólumes de governações sem visão, o eterno fluir de dispositivos musculados (expressão policial) das autoridades, em defesa do santo futebol, o grito do miserável, que esbanja a crédito sem regras, a comunicação social imparável no pior, para vender o melhor, as perdas como atenuantes de esquecer outras notícias, locuções arrastadas em soluços de enviados, pouco especiais, os "chicos espertos" de um povo, que não respeita a segurança rodoviária, os actores acidentais de barriga abastecida de bom marisco, que em locais públicos, gritam e comentam as posições sexuais da acompanhante, entre histórias de casas para matraquear virgens, em voz de garrafão, como se fossem os extra-terrestres do poder das estrelas. Um turismo, onde somos milionários, a apodrecer nas regras do deixa andar, um poder local que governa dentro de gabinetes, sem olhar aos estragos ...denunciados pelos zelosos munícipes. Mas multipliquem-se os buracos das quedas, os entupimentos viários, os "grafiteiros" candidatos a realizadores do YouTube, e os meliantes que matam, por meia dúzia de euros, polícias aposentados, que ainda são exemplo de intervenção.
Valha-nos a vitória do clube de Alvalade ( com quem simpatizo), e dos vermelhos, que foram alcançar a vitória ao Vitória, com um grito do Vitória. Sim, isso é que é importante, nas horas das notícias, para justificar, porque pago tão caro a televisão, a Net, e o telemóvel. Os milhões são necessários para vestir os meninos da bola, enquanto os meninos da rua, enfrentam o frio com a pele nua. Enquanto morrem pessoas, com a poupança nos horários de atendimento, com a falta de médicos e enfermeiros, caminhantes na ida para outros recantos onde sejam dignamente pagos ... mas para esses nem milhares, nem milhões, apenas reuniões aferidoras de tempos, em que o tempo tem de esperar.
Viva o futebol dos contratos milionários, com enchentes sem crise. Viva as telenovelas com argumentos e representações da treta.Viva os segredos da quinta, com burros como comentadores (inédito). Viva o "chico espertismo" no geral de ser notícia, sem enredo.
Cheguei à conclusão, que tenho de voltar para a escola e tirar umas cadeiras destes estranhos mundos do desenrasca.
Claro, que há muitas honrosas excepções, do que referi .
JLO
in MOMENTOS - José Luís Outono - 2016
(ao abrigo dos direitos de autor - S.P.A. 106402)